“O problema é que o Zé Luiz não deve ter estudado “texto não verbal” no Fundamental e no Ensino Médio, e acabou confundindo a postagem da Câmara Municipal com “militância comunista,” afirmou portal de notícias de Patos de Minas, Minas Gerais.
Se formos listar a quantidade de coisas que é preciso aprender para que a vida em sociedade tenho um fluxo harmônico veremos que tais conhecimentos estão além dos muros escolares. Contudo, listarei aqui princípios básicos, muito mais importantes do que a linguagem verbal e não verbal que aprendemos na escola, no caso desse tipo de déficit de aprendizagem uma busca rápido no navegador de sua preferência ou folear a Constituição (que via de regra deveria nortear a vida do cidadão), por exemplo, nos permite adquirir e usufruir desses conhecimentos.
O Brasil é um país democrático onde os governantes são escolhidos por meio do voto. Depois de escolhidos por meio do voto (o voto do povo), esses governantes tornam-se autoridades legítimas. Respeitar autoridades como políticos, militares, dentre outros, é um dever do cidadão. Parece até redundante precisar falar algo tão simples mas, é bom reforçar.
Agora, vamos a um conhecimento mais técnico. A linguagem verbal é basicamente a linguagem “escrita,” já a “não verbal” é aquela onde são utilizados outros elementos para construir sentido, como os sons, as cores, as formas, as imagens. Muitos estudiosos da língua já chegaram a conclusões científicas de que no discurso midiático, a imagem age em completude da mensagem escrita, ou seja, linguagem não verbal e linguagem verbal tem papel de complementariedade. Mas, esse também é um conhecimento que pode ser adquirido a “olho nu” uma vez que, na era da tecnologia, qualquer um sabe que as imagens estão sempre em consonância com a mensagem. Alguém já viu, por exemplo, a propaganda de um almoço com a foto de uma blusa? Não, porque não existe.
Então, o que temos na referida citação é uma pessoa que, utilizou a língua portuguesa e suas formas de expressão, equivocadamente, uma vez que o vereador fez a interpretação correta do texto. Mas, um erro de português é algo muito comum, afinal em nosso país nem todos tem a oportunidade de ir à escola ou de receber conhecimentos básicos. O alarmante, é que além de não entender nada sobre a linguagem e suas formas de interpretação, essas pessoas ou essa pessoa, tem uma deficiência muito grande de valores éticos e morais, uma vez que desrespeita um vereador eleito democraticamente pelos patenses. O texto trata o vereador José Luiz Borges Júnior (PODEMOS) com tons extremamente desrespeitosos, via de regra, respeitar um vereador é uma obrigação do cidadão comum. Na última eleição o vereador foi eleito com 961 votos, quando uma única pessoa age de maneira lastimável contra o vereador, não desrespeita só a ele, desrespeita principalmente mais 961 patenses que o credibilizaram como representante legítimo do povo. Ninguém é obrigado a concordar mas, respeitar além de ser um dever é um princípio que faz muito bem para que a sociedade permaneça com uma certa ordem e funcione bem.
Carolina Costa
12 de maio de 2021 em 15:23
Que belo texto! Parabéns!
abel
12 de maio de 2021 em 11:33
Maria Fernanda Senna, o que você faz não é jornalismo. Isso se chama Relações Públicas.
Deve ser duro ter que ficar bajulando uns caras desses.
Ah, NAO existe grande mídia em patos. Narrativa bem da fajuta essa sua.