Por Cristiano Caporezzo
Um vereador da Câmara Municipal de Uberlândia, Murilo Alves, do partido Rede Sustentabilidade, da eterna presidenciável Marina Silva, apresentou um projeto de lei, que, na prática, institui a vacinação obrigatória na cidade.
O PL 14/2021, prevê a obrigação da apresentação de comprovante de vacinação contra a COVID para qualquer pessoa que queira solicitar o programa ou benefício municipal, protocolar solicitação de serviços e procedimentos junto a administração, matricular crianças em escolas, inscrever em programas habitacionais, concursos públicos da administração direta e indireta, tomar posse em cargo público municipal e ter acesso a parques municipais destinados as práticas de desporto e lazer. Além disso, ainda exige a mesma medida para quem quiser participar de licitações públicas em Uberlândia.
Na prática, o vereador Murilo Alves deseja transformar os não vacinados em uma espécie de subcidadão. A medida fere de maneira frontal a liberdade individual do povo do município, bem como vai frente ao que havia sido determinado pelo governo do Presidente Jair Bolsonaro para a vacinação contra o vírus chinês, que será nacional, gratuita e FACULTATIVA.
O projeto de lei também, exige que, caso venha a ser aprovado, os comerciantes de Uberlândia deverão fixá-lo em seus respectivos estabelecimentos sob pena de não obter o alvará de funcionamento renovado. Com certeza, mais um ato de autoritarismo injustificável.
O autor do projeto, vereador Murilo Alves, já foi filiado ao PDT de Ciro Gomes quando atendia pelo nome de Murilo Ferreira. Na legislatura passada foi investigado por envolvimento no maior escândalo de corrupção da história da Câmara Municipal de Uberlândia, Operação Má-Impressão. Também já foi secretário do ex-prefeito petista, Gilmar Machado.