O vereador André Hadaka ki, da cidade de Machado, no sul de Minas Gerais, sofreu ataques por parte de diversos coletivos e por esquerdistas ao firmar posicionamento contrário a um projeto de lei que define na cidade o Dia da Consciência Negra.
Nas palavras do vereador, “esse projeto tem um viés ideológico, sim, e tem também um viés de caráter marxista, sim”, o qual também se referiu ao historiador e professor de filosofia Paulo Cruz, mensurando que “é claro que o racismo existe, é claro que o preconceito existe, mas ele parte muito mais do indivíduo, do mau-caratismo, da insensatez, da fraqueza de espírito, do indivíduo, do que de uma estrutura coletiva, uma teoria de estrutura coletiva”.
Ainda, o vereador, ao conclamar “machadenses, a liberdade de expressão está decretada, vocês jamais, repito, jamais, me verão de joelhos para doutrinas divisionistas, principalmente pela ideologia marxista”, se posicinou como defensor da liberdade e contrário a ideologias coletivistas. Ele disse ter sido eleito por todos e que dentro da diversidade do seu eleitorado ressalta uma característica, a da reprovação a ideologias na coisa política.
O Dia da Consciência Negra é costumeiramente celebrado no dia 20 de novembro e faz alusão a Zumbi dos Palmares, um líder quilombola brasileiro que para diversos historiadores foi considerado uma figura controversa, por ter escravos e ser autoritário em seu quilombo.
Diferentemente de Zumbi, abolicionistas como Luís Gama, José do Patrocínio e Princesa Isabel são esquecidos por não serem revolucionários e ignorados na definição do dia comemorativo, deixando nítido o viés marxista e revolucionário da data, corroborando com a fala crítica do vereador machadense.
Juliano Oliveira Garroni
31 de maio de 2021 em 19:27
Parabéns pela coragem! São poucos que tem! A maioria se esconde através das redes sociais se achando super especialista em tudo. Verdade sempre, pois ela só dói, em quem não gosta dela.
Fernanda Beraldo Michelazzo
28 de maio de 2021 em 19:39
Parabéns vereador, pela coragem de ser verdadeiro e enfrentar os zumbis doutrinados. Conte sempre com o nosso apoio! Queria ser de Machado para ser sua eleitora!