O ex-presidente do Brasil, o tucano FHC (Fernando Henrique Cardoso), depois de defender incansavelmente o lockdown, em um evento promovido por sindicatos ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores), no último sábado (03/05), afirmou que é preciso abrir a economia. É muito comum, no cenário da pandemia ocasionada pela COVID-19 que, autoridades identifiquem a ineficiência do lockwdow, outrora tido como benéfico, e seus prejuízos a economia.
“Temos de pensar nos trabalhadores porque há muito desemprego no Brasil. Eu diria que a questão fundamental é reabrir a economia de modo tal que ela possa permitir que tenhamos trabalho e renda”, afirmou FHC.
Em março deste ano, FHC defendeu ativamente o lockdown, confira em sua verbalização: “Ao ver o que está acontecendo, o incremento no número de mortos e o contágio, eu acho que nós temos que ir para o lockdown. Deve ser o mais curto possível, mas esse possível depende do que esteja acontecendo na saúde pública e com as pessoas. Tem que ser bem feito, não adianta fazer pela metade porque o vírus passa de um para outro.”