Com o lema “Respeito e Diversidade” o Reitor venceu com 123 votos
O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, foi reconduzido ao cargo após Decreto do Governo Federal publicado nesta quarta-feira (06/01). Ele seguirá à frente da instituição durante a gestão 2020-2024. O nome da sua chapa foi “UFU para todos e todas” e abordou temas sobre diversidade e inclusão.
O atual reitor Valder Steffen Júnior (Faculdade de Engenharia Mecânica) e o docente Carlos Henrique Martins da Silva (Faculdade de Medicina) ficaram em 1º lugar nas listas de, respectivamente, reitor e vice-reitor, elaboradas pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU).
A reunião remota do Consun para formar as listas tríplices de indicados ao Ministério da Educação (MEC) para os cargos de reitor e vice-reitor para a gestão 2020 a 2024 ocorreu em 07/10/2020. Na votação uninominal, Steffen obteve 123 votos (97%) e Silva, 119 votos. Atualmente, o conselho possui 168 membros com direito a voto.
Propostas e Ações
Uma das minhas primeiras ações enquanto Reitor da UFU foi implementar as cotas nos processos seletivos dos programas de pós-graduação, garantindo a diversidade nas salas de aula. Candidatos(as) negros(as), pardos(as), indígenas ou com alguma deficiência têm vagas garantidas nos cursos de mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado, supervisionadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPP).
“As políticas afirmativas não resolvem o problema da desigualdade, mas possibilitam o acesso a pós-graduação por segmentos historicamente marginalizados”, diz o Reitor em postagem no Facebook.
Outra pauta do Reitor é sobre a diversidade. Durante a sua gestão 2016 – 2020 vários eventos foram promovidos, inclusive, para enaltecer a cultura indígena.
Ele ainda tem a proposta de ampliar a oferta métodos farmacológicos de alívio da dor no trabalho de parto; implantar a avaliação do grau de vulnerabilidade social com o impacto no ciclo gravídico puerperal (mulheres negras, refugiadas e estrangeiras); viabiliar a estrutura de apoio hospitalar às vítimas de violência sexual e uma estrutura de apoio hospitalar às mulheres em situação de abortamento espontâneo.
As outras propostas podem ser conferidas na página do facebook: UFU PARA TODOS E TODAS.
Currículo
Valder Steffen tem 44 anos dedicados à Universidade Federal de Uberlândia, sendo ocupando do cargo de reitor desde 22 de dezembro de 2016. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado (1977) e doutorado (1979) pela Université de Franche Comté, na França. Defendeu sua tese de Habilitation (H.D.R.) nesta mesma universidade, em 1991. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento, no INSA de Lyon (1986-87) e na Virginia Tech – USA (1999-2000). Ocupou diversos cargos administrativos na UFU, tais como: chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação, diretor de centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica e pró-reitor de Planejamento.
Serviu também ao Sistema Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação (membro do Comitê Assessor de Engenharia Mecânica do CNPq, representante da área de Engenharia III na Capes, membro da Câmara de Tecnologia da Fapemig e membro do Conselho Curador da Fapemig). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização de sistemas mecânicos, dinâmica de rotores, materiais inteligentes e problemas inversos em dinâmica. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) de 2006 a 2009. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002. Foi agraciado com o Prêmio Bom Exemplo 2012 – categoria Ciência.
É membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia desde 2013. Atualmente, é professor titular da UFU e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes em Engenharia, além de bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A; bem como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2016). Eleito pela primeira vez em dezembro de 2018, ocupou até 2020 a presidência do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes/MG) por dois mandatos consecutivos.