Conecte conosco

Oi, o que você está procurando?

Coluna

Quem é supremo?

No Brasil quem tem a caneta tem o poder. Ou ainda: “A caneta é mais poderosa que a espada” (em inglês: The pen is mightier than the sword) é um ditado metonímico indicando que a comunicação em alguns casos é mais eficiente que a força.

Mas quando a caneta é quem comanda a força, esta se torna ainda muito mais perigosa.

Analisemos o contexto juri dico que vivemos hoje:

A mais alta corte do país com seus 11 ministros supremos isolados no alto de seu pedestal, cercados por seguranças e bajuladores vem ditando os rumos da nação.

Ao que parece a nomenclatura dada ao tribunal pela Constituição de 1988 subiu à cabeça dos ministros. Em um twitte recente, o ex ministro do STF Carlos Ayres Britto escreveu com toda a pompa o seguinte absurdo:

“Fundamental para ordenar o pensamento é entender que, na Constituição de 1988, não há um Supremo Congresso Nacional, menos ainda um Supremo Presidente da República, porém um Supremo Tribunal Federal.
Fora dessa ordem que a própria Nação ditou, o que se tem é constituicídio.” (publicação)

O que se extrai desse pensamento é de um egocentrismo sem paralelo em nossa república.

Primeiro é preciso deixar claro que não há hierarquia entre os Poderes da República.

O Brasil é uma República Federativa e tem como princípio fundamental o Princípio da separação dos poderes. Tal princípio é, inclusive, uma das cláusulas pétreas da Constituição Federal de 1988 como podemos observar abaixo:

“Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”.
Para quem não sabe, Cláusula pétrea é um artigo da Constituição Federal que não pode ser alterado. E também não deveria ser interpretado para justificar os abusos cometidos pela Suprema Corte.

Antes de explicar essa questão do Supremo não ser superior aos demais poderes é preciso abrir um parênteses para deixar claro que o ex ministro é um petista.

Foi filiado ao PT por 18 anos e já ate se candidatou a deputado federal e não conseguindo se eleger se desfiliou do partido e foi indicado ao STF pelo ex presidiário e atual candidato a Presidente da República, Lula da Silva.

A expressão “Suprema Corte” é uma expressão técnica e em nada se assemelha ao sentido empregado pelo ex ministro.

A Suprema Corte existe em vários países onde o Poder Judiciário realiza o controle de constitucionalidade. A expressão Suprema Corte designa o órgão que se encontra na cúpula do Poder Judiciário.

O STF então não é superior aos demais poderes, apenas aos demais tribunais e juízes do país.

A Supremacia do STF em detrimento dos demais poderes transformaria o Brasil em uma aristocracia comandada pelos juízes do Supremo Tribunal Federal e, em sua maioria, nomeados por um governo comprovadamente corrupto.

Não há no Brasil e nem deverá existir uma supremacia judicial. O que existe e deve ser preservado é uma supremacia constitucional onde os poderes são independentes e harmônicos.

O ativismo judiciário em prol do projeto de poder do partido dos trabalhadores deve ser combatido a todo custo, mesmo que isso implique em cassar a nomeação de ministros, que ao invés de proteger a Constituição, a interpretam de modo que convém ao establishment do partido do ex presidiário Lula da Silva.

Suprema é a vontade do povo. Nada mais.

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Policial

Um jovem de 25 anos foi morto pelo pai durante uma confusão na casa deles, no bairro Engenho Nogueira, região da Pampulha de Belo...

Gerais

O Posto Avançado de Bombeiros de Bocaiuva foi acionado no início da noite deste domingo (14/08/2022), por volta das 18h50min, para atendimento de ocorrência...

Juiz de Fora - Minas Gerais

Jair Bolsonaro (PL), presidente da República, inicia oficialmente na terça-feira (16/08) a campanha eleitoral visando à reeleição nas eleições de outubro de 2022. O...

Policial

Um dentista morreu em confronto com a Polícia Militar (PM) após fazer a esposa refém na noite desta quinta-feira (11), no bairro Santa Cruz,...

Política

Um motorista de aplicativo de 29 anos foi assaltado e teve o carro roubado na noite dessa terça-feira (9), após atender chamado para uma...

Coluna

Vivemos no brasil tempos sombrios. Na verdade essa frase é surrupiada de um filme que provavelmente foi copiada de um livro e que foi...

futebol

A Câmara dos Deputados emitiu um comunicado na noite da última segunda-feira, 8, esclarecendo alguns pontos envolvendo a criação de um grupo para acompanhar a preparação da...

Política

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a abertura de investigação contra o...