De acordo com a Policia Federal, um homem de 49 anos foi preso ao desembarcar na última sexta-feira (04/06), em um voo vindo dos Estados Unidos, com 83 imigrantes deportados. Acusado de assassinar uma pessoa em 2015, enquadrado em homicídio qualificado, um crime grave. O criminoso era natural de São Gotardo, a 295 km de Belo Horizonte, Minas Gerais, o nome do procurado não foi divulgado.
O homem era procurado pela Justiça de Minas Gerais e pela Interpol, Organização Internacional de Polícia Criminal, mundialmente conhecida, é uma organização internacional que facilita a cooperação policial mundial e o controle do crime.
Desde 2020 havia um pedido de prisão formal do acusado, pedido como difusão vermelha, tipo de alerta utilizado para criminosos que saíram de seu país de origem, feito pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de São Gotardo.
O acusado foi enviado ao Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional) Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte, após passar por exame de corpo delito.
Os outros imigrantes deportados relataram que todos vieram algemados e todas as algemas foram retiradas após sair da aeronave exceto a do suspeito.