Por Allan Garcês
Médico/Professor Universitário.
@AllanGarcs1
Vou desenvolver alguns aprendizados desde o início da doença, seguem:
1°. Não é uma simples gripe, é uma doença grave tromboembólica (formadora de trombose nos vasos), que acomete múltiplos órgãos;
Inicialmente os órgãos mais acometidos são os pulmões devido a porta de entrada serem as vias aéreas superiores (nariz), mas os olhos e a boca são também portas de entrada. Depois do pulmão, outros órgãos podem ser comprometidos, como o coração, intestino e cérebro.
Existem três fases da doença:
a) Fase REPLICAÇÃO VIRAL- Fase onde o vírus inicia sua multiplicação dentro do organismo. MOMENTO IDEAL PARA O TRATAMENTO PRECOCE.
b) Fase INFLAMATÓRIA- Momento que o vírus já se multiplicou e começa a causar a inflação no corpo pelos vasos.
c) Fase SISTÊMICA- Fase grave, onde o paciente precisa de suporte de UTI. Neste momento devido o comprometimento circulatório sistemático, pode ocorrer comprometimento dos rins, comprometendo a função renal, podendo levar o paciente a necessitar de hemodiálise.
Aprendemos que para cada fase desta doença existe uma forma de TRATAMENTO com abordagens específicas. O MAIS IMPORTANTE É INICIAR O TRATAMENTO PRECOCEMENTE NA FASE DE REPLICAÇÃO VIRAL(PRIMEIRA FASE), com medicamentos que tem ações antivirais (Hidroxicloroquina e Ivermectina).
Aprendemos que na Segunda Fase(INFLAMATÓRIA), o uso de medicamentos como CORTICÓIDE, ANTICOAGULANTE e COLCHICINA tem seu início nesta fase e que o CORTICÓIDE NUNCA DEVE SER USADO ANTES DO 7° DIA DE DOENÇA, ou seja, nunca usar Corticoide na Primeira Fase da doença.
Aprendemos que o tratamento da fase mais grave, Terceira Fase da doença, basicamente necessitará de suporte avançado em UTI, como intubação, traqueostomia, hemodiálise, decúbito primado e medicação de suporte de vida específico para cada caso.
Talvez o mais importante de tudo, foi compreender que nenhum paciente começa pela Terceira Fase, ou seja, a fase mais grave. Isto quer dizer que esta doença nos dá uma imensa chance de controlar a sua evolução, desde q trate precocemente os seus sintomas na Primeira Fase(REPLICAÇÃO VIRAL).
As chances de uma melhor evolução do doente, está diretamente proporcional qto mais cedo ele for tratado corretamente.
Aprendemos que os grupos de riscos devem ser imediatamente tratados de forma adequada.
Grupo de Risco: Idosos, obesos, cardíacos, diabéticos, hipertensos, fumantes, doentes com câncer, imunodeprimidos
Portanto, temos 2 formas de enfrentar a pandemia: PREVENINDO e TRATANDO.
COMO PREVENIR?
Vacinando, medidas de higiene(lavar as mãos, usar álcool gel), usar máscara, não aglomerar, manter distanciamento social, proteger grupo de risco, fortalecer o Sist. Imunológico(Vit. D e C, Zinco, Sol, boa alimentação, água, bom sono) e crer em DEUS.
É COMO TRATAR?
Falei mais acima q para cada fase há uma forma d tratar com abordagens específicas e ressaltei que o mais importante de tudo é iniciar precocemente o tratamento com os medicamentos de ação antiviral, principalmente nos pacientes de risco, para se evitar o pior.
PARA FINALIZAR, deixo bem claro que sou MÉDICO e fiz um juramento de usar qualquer meio possível para salvar a vida de um ser humano, até mesmo a vida dos que são contra o tratamento precoce.
Não defendo a MEDICAÇÃO, defendo a VIDA HUMANA. Sou pró-ciência!
NÃO SOU NEGACIONISTA!
Allan Garcês
Médico/Professor Universitário.
@AllanGarcs1