Por maria Fernanda Senna- Pauta Independente
Alysson Paolinelli, já recebeu o premio “O World Food Prize” o que seria semelhante a um Nobel de agricultura. Foi oficializada nesta terça-feira (26/01), sua indicação ao Prêmio Nobel da Paz 2021. O nome foi aclamado com o apoio de mais de 100 cartas de representantes de instituições de 28 países. É uma alegria muito grande para todos os mineiros, uma vez que se trata de uma pessoa extremamente comprometido com o Estado de Minas Gerais e que revolucionou o Brasil todo no que tange a agricultura.
Alysson Paolinelli nasceu em Bambuí, Minas Gerais em 10 de julho de 1936. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras, especializou em produção agrícola. Fundador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa). Foi presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, deputado constituinte e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Secretaria de Agricultura de Minas, na ocasião promoveu incentivos e inovações tecnológicas que tornaram o estado de Minas Gerais o maior produtor de café do Brasil, ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel em 1974. Um de seus grandes feitos como ministro da agricultura foi a promoção de ocupação econômica do Cerrado.
O mineiro sempre esteve atento também ao campo de pesquisas. Proveu um programa de bolsa de estudos para estudantes brasileiros em diversos centros renomados ao redor do mundo. Visando assim inovação para o meio agrícola.