Há cerca de 1 ano e meio várias suposições sobre a real origem do Vírus Chinês (covid-19) circulavam nas redes. A versão mais aceita até então era de que o vírus teria surgido em um mercado em Wuhan, fruto do consumo de morcegos por seres humanos. No entanto, o britânico Nicholas Wade, editor das revistas Nature e Science por mais de 30 anos, recentemente expôs indícios robustos que sustentam a teoria de que o vírus tenha sua origem em laboratório.
Como expõe Wade, Wuhan é sede de um laboratório líder mundial em pesquisas com coronavírus, o Wuhan Institute of Virology. Assim, o vírus poderia ter escapado – por acidente ou não – e, portanto, esta possibilidade não deveria ser descartada. ”Estamos juntos para condenar veementemente as teorias da conspiração, sugerindo que COVID-19 não tem uma origem natural”, um grupo de virologistas, entretanto, escreveu à revista Lancet, em fevereiro de 2020. Mais tarde, descobriu-se que a carta à Lancet havia sido redigida por Peter Daszak, presidente da EcoHealth Alliance, organização que financiou a pesquisa do coronavírus no laboratório de Wuhan. Se o vírus realmente tivesse escapado do laboratório, Daszak seria potencialmente culpado.
Além das informações expostas por Wade, um relatório do Departamento de Estado americano, em 15 de janeiro de 2021, apontou que três pesquisadores do laboratório de Wuhan adoeceram em novembro de 2019, com sintomas consistentes à Covid-19, e tiveram de procurar atendimento hospitalar.
A morte do Dr Li Wenliang, considerado o primeiro a alertar o público sobre o vírus chinês, também levantou suspeitas. Após enviar mensagens a colegas sobre um vírus com sintomas semelhantes ao da SARS, Wenliang recebeu um comunicado do Partido Comunistas Chinês, o qual afirmava que ele poderia ser “penalizado legalmente” se continuasse a “perturbar a ordem social”. Semanas depois, Wenliang precisou ser hospitalizado e, de acordo com as autoridades locais, morreu vítima da Covid-19. O caso gerou desconfiança e revolta por parte da população chinesa, acarretando em um debate sobre a falta de liberdade imposta pelo regime comunista.
Fontes:
https://www.wsj.com/articles/intelligence-on-sick-staff-at-wuhan-lab-fuels-debate-on-covid-19-origin-11621796228?mod=djemalertNEWS
https://nypost.com/2021/05/24/mike-pompeo-convinced-covid-19-began-as-lab-leak-in-china/
https://thebulletin.org/2021/05/the-origin-of-covid-did-people-or-nature-open-pandoras-box-at-wuhan/
autor: @opropriopablo