Nesta semana, o jornal Patos Hoje em Patos de Minas MG fez uma tremenda desinformação aos patenses, publicando de forma recortada e intuitiva a fala do vereador José Luiz Borges Junior (PODEMOS), em reunião da câmara de vereadores de Patos de Minas. A notícia inverídica induzia o telespectador a entender que a fala do vereador conclui que lockdowm e distanciamento social são coisas iguais, onde na verdade se tratava de uma fala em que o vereador apenas se mostrava preocupado com a situação da COVID-19 na cidade e também com a economia. O apresentador do jornal agiu de forma extremamente desrespeitosa, atitude que já vem acontecendo há algum tempo. Mostrando com isso que, o seu jornal está a serviço de suas própria crenças e para isso, vale de tudo, inclusive uma fala debochada e irônica ao noticiar algo sem fundamento e com conclusões equivocadas.
Fazer um jornalismo com base em informações fantasiosas e que desrespeita um vereador eleito democraticamente é no mínimo, uma grande falta de profissionalismo e ética com receptores da notícia. A pandemia trouxe uma série de consequências a todos, os prejuízos emocionais, financeiros, dentre outros já são descontentes demais para a população. Neste momento espera-se da imprensa, ao menos informações sadias e que levem em consideração sempre a verdade. Assolar a cidade com notícias falsas e desrespeito só gera ainda mais calamidade.
É importante ressaltar que ao referirmos a COVID-19 estamos tratando de vidas, é preciso respeito e compaixão para se tratar do assunto. As mídias carecem de um equilíbrio ímpar para lidar de maneira honesta, franca e saudável com o atual cenário. É necessário avaliar o peso da responsabilidade que uma notícia errônea pode causar. É imprescindível neste momento contribuir de maneira ampla com informações relevantes. Neste sentido o Jornal Pauta Independente buscará sempre levar até o leitor informações, verificadas e verídicas, afinal é assim que deveria ser e fazer o bom jornalismo.
Junio
12 de março de 2021 em 19:39
O autor da reportagem nem nome tem? Os vereadores não estão fazendo nada para população, pior que a legislação passada. Tem que cobrar mesmo! O que esses têm feito? Me mostra o que esse vereador fez. Acho que ele deveria dar exemplo no combate ao coronavírus e nao ir para prefeitura para protestar contra o Prefeito que vem tentando de tudo para salvar a cidade!
Ronaldo T.
12 de março de 2021 em 09:42
Não acompanhei a matéria, porém sempre me pergunto. Esses que se dizem jornalistas, são realmente jornalistas? Não desmerecendo ninguém, mas acredito que muitos não são e usam de suas bancadas como se os fossem, e estes não passam de meros apresentadores de programa, e muitas dessas notícias são embasadas e comentadas baseadas em outras fontes fidedignas. Quem realmente tem a formação se postam com ética, responsabilidade, imparcialidade, respeito e conhecimento. Até hoje em Patos de Minas (talvez não cabe em uma mão), quantos realmente são possuidores dessas qualidades.