Conecte conosco

Oi, o que você está procurando?

Coluna

Índios, Piauí e Ceará

Por Tiago Abdala

Não é uma pegadinha, nem uma piada, muito menos um enigma. É uma pergunta para a qual todos os Brasileiros deveriam saber a resposta.

O que os índios, o estado do Piauí e o Ceará tem em comum?

Todos eles estão brigando por (mais) terras brasileiras.

Não é de hoje que os conflitos por terra no Brasil fazem parte do cotidiano do Brasileiro. Desde a invasão portuguesa o Brasil é palco de uma acirrada disputa pela propriedade de suas terras. E mesmo quando essa disputa cessa, é possível ainda que haja uma disputa sobre a justiça da demarcação das terras ou territórios.

Mais rápido que essa semana de dois dias úteis esse texto lhe fará compreender de uma vez por todas os dois assuntos que são recorrentes nas mesas de bar e almoços de família.

Se não forem, bem, é melhor analisar o nível sociocultural das pessoas com quem você anda convivendo.

Pois bem: o marco temporal das terras indígenas quer dizer que as populações indígenas só podem chamar de suas, as terras que ocupavam na data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

Quanto à disputa entre Piaí e Ceará, você precisa saber que os Estados disputam a Serra da Ibiapaba que é basicamente a linha divisória dos Estados.

O grande problema é que ambos os Estados afirmam ter documentos oficiais em relação a propriedade do terreno em disputa.

Fato é que a região, cerne da discórdia, é uma área de forte potencial na geração de energia limpa e no agronegócio e tem pontos turísticos que recebem milhares de visitantes.

Em defesa do Piauí temos o geógrafo Eric de Melo, que diz que o Ceará “avançou” em terras piauienses e se apossou do território.

A Procuradoria-Geral do Piauí pede no STF que a divisa siga um critério geográfico: a partir da Serra da Ibiapaba, as terras a oeste são do Piauí; e a leste, do Ceará.

A Procuradoria do Estado do Piauí pede que o STF reconheça como válido um decreto de 1880 que define a divisa dos estados conforme esse critério.

Já o Estado do Cerará baseia seus argumentos no historiador João Bosco Gaspar que afirma que há um decreto do século XIX, aprovado na Câmara e no Senado Imperial, definindo as terras a oeste da Serra da Ibiapaba como cearenses.

Segundo pesquisadores e políticos cearenses, esse documento leva em consideração a cultura local e afirma que os moradores da divisa se reconhecem como cearenses.

Um estudo do Exército requisitado pelo STF e pago pelos cofres do Piauí define que a divisa entre as duas unidades da federação é mais a oeste, ou seja, o Ceará deveria devolver ao estado vizinho uma faixa de território maior do que o requerido na ação.

Pelo visto os argumentos do Estado do Ceará são somente culturais, enquanto o Piauí tem os documentos.

Então, analisamos dois embates:

1 – A República Federativa do Brasil X Índios Brasileiros.

2 – O Estado do Piauí X O Estado do Ceará.

Ao analisar os dois embates percebe-se facilmente que ambos tem vieses econômicos o que nos remete ao um tradicional ditado cearense:

“Você é o ar, eu sou o vento. Vamos dar uma voltinha de jumento?”

1 Comentário

1 Comentário

  1. IMIS ROSA UCHOA CORREIA

    15 de junho de 2022 em 10:40

    Esses Indios(?) nordestinos são tão índios quanto eu sou Inuit.
    Conheço todos eles, em visita informal, de bike ou de carro.
    Essa gente não passa de caboclo usado Pelo PTralhismo, a fim de criar pontos de discórdia setorizado, tendo em vista cooPTar grupos distintos, para antagonizá-los e melhor obter seu controle, haja vista os Tais Quilombos e sua disputa com Falsos Índios e antigos donos de propriedades rurais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar

Policial

Um jovem de 25 anos foi morto pelo pai durante uma confusão na casa deles, no bairro Engenho Nogueira, região da Pampulha de Belo...

Gerais

O Posto Avançado de Bombeiros de Bocaiuva foi acionado no início da noite deste domingo (14/08/2022), por volta das 18h50min, para atendimento de ocorrência...

Juiz de Fora - Minas Gerais

Jair Bolsonaro (PL), presidente da República, inicia oficialmente na terça-feira (16/08) a campanha eleitoral visando à reeleição nas eleições de outubro de 2022. O...

Policial

Um dentista morreu em confronto com a Polícia Militar (PM) após fazer a esposa refém na noite desta quinta-feira (11), no bairro Santa Cruz,...

Política

Um motorista de aplicativo de 29 anos foi assaltado e teve o carro roubado na noite dessa terça-feira (9), após atender chamado para uma...

Coluna

Vivemos no brasil tempos sombrios. Na verdade essa frase é surrupiada de um filme que provavelmente foi copiada de um livro e que foi...

futebol

A Câmara dos Deputados emitiu um comunicado na noite da última segunda-feira, 8, esclarecendo alguns pontos envolvendo a criação de um grupo para acompanhar a preparação da...

Política

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a abertura de investigação contra o...