A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Polícia de Rio Paranaíba, com apoio das Delegacias de Polícia Civil de Carmo do Paranaíba e São Gotardo, em ação conjunta com a Polícia Militar e utilizando os cães de faro da ROCCA de Patos de Minas – Ronda Ostensiva Com Cães Adestrados-, na data de 12 de março de 2021, na cidade de Rio Paranaíba, deflagrou a OPERAÇÃO OLHO VIVO, objetivando desmantelar a rede de fornecimento de entorpecentes na cidade.
Foram cumpridos 04 (quatro) mandados de busca e apreensão em diversos endereços de Rio Paranaíba. Grande parte dos levantamentos de inteligência investigativa e o acompanhamento de toda operação se deu pela utilização do sistema olho vivo em operação na cidade, daí o nome da referida operação.
A ação contou com a participação de mais de vinte policiais entre civis e militares, nove viaturas e dois cães de faro.
Foram apreendidos diversos materiais relacionados ao tráfico de drogas, entre eles 3 balanças de precisão, um livro com anotações de dívidas de drogas, mais de 25 celulares, armas brancas e uma réplica de armas de fogo.
Os cães farejadores ainda encontraram considerável quantidade de substância análoga a crack dentro de um cano em uma das residências investigadas. A Perícia Técnica da Polícia Civil também compareceu ao local e fez diversos levantamentos, inclusive constatando que a substância apreendida era de fato Crack.
No total mais de 10 (dez) pessoas já foram ouvidas pela Polícia Civil.
Um indivíduo de 30 (trinta) anos foi preso e encaminhado para o presídio em Patos de Minas.
Dois outros inquéritos foram abertos.
Essa é mais uma das diversas ações programadas para o combate da criminalidade no município de Rio Paranaíba e região.
Os nomes e imagens dos investigados não serão divulgados em razão da preservação do sigilo das investigações e em atenção a Lei Nº 13. 869, de 5 de setembro de 2019.
A Autoridade Policial responsável pelas investigações, Dr. Felipe Augusto Miranda Façanha, ressalta a importância da celeridade nas apurações em crimes desta natureza, combinado com a união de informações entre os órgãos de segurança pública da comarca, para a determinação de autoria e consequente responsabilização precisa de envolvidos nas empreitadas criminosas.
Por fim, a Polícia Civil de Minas Gerais reitera seu compromisso com a repressão da pratica de crimes, informando que não mede esforços no combate a criminalidade, contando sempre com a participação da população através do disque denúncia unificado 181 ou através do telefone 3855-1550, para um resultado mais rápido e eficaz das nossas ações.