Estamos diante de mais um medicamento, que certamente, servirá para mostrar que não compete ao mundo ficar refém apenas da utilização de vacinas.
“EXO-CD24 é um spray nasal desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov de Israel, com eficácia próxima de 100% (29/30), em casos graves, contra a Covid”, destacou o presidente Bolsonaro (Sem Partido).
Brevemente o medicamento será enviado a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e posteriormente o pedido para uso emergencial (como a vacina, a droga passa por uma série de análises e depois é disponibilizada). O Brasil, provavelmente participará da Fase 3 dos testes do spray nasal EXO-CD24 contra a covid-19, desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov de Tel Aviv, em Israel.
O professor Nadir Arber, médico e pesquisador, envolvido na criação do medicamento, trouxe o adendo: “Mesmo que as vacinas façam seu trabalho, e mesmo que não ocorram novas mutações, de uma forma ou de outra, o coronavírus permanecerá conosco. Para isso, desenvolvemos um medicamento exclusivo, EXO-CD24, um desenvolvimento sem precedentes. Aproximadamente seis meses desde o momento em que a ideia foi concebida e a tecnologia inventada até que foi testada pela primeira vez em humanos, na primeira fase clínica. ”
Na sexta-feira (12), o presidente já havia relatado a conversa com Netanyahu sobre o spray contra Covid-19 e colocando seu interesse de que brasileiros participem dos testes clínicos do EXO-CD24.