A Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba publicou um novo decreto na tarde desta quinta-feira (18) com medidas mais rigorosas para tentar frear o avanço da pandemia no município.
Entre as medidas que acontecem entre os dias 19 de fevereiro e 07 de março, está restrito a circulação de pessoas, salvo por motivos devidamente justificado.
O comércio local também foi parcialmente fechado. Os comercios que são considerados essenciais ficarão abertos das 05:00 às 18:00.
Alguns outros poderão funcionar de forma interna com serviço delivery.
Porém alguns serviços considerados não essenciais estão impedidos de funcionarem internamente , contrariando alguns seguimentos do comércio que pedem isonomia por parte da Prefeitura Municipal.
Os mesmos que se viram prejudicados pela forma que o decreto foi aplicado organizaram um manifesto na tarde dessa sexta-feira (19).
Ambos colocaram faixas e adesivos pedindo a administração que o decreto seja aplicado a todos de forma igualitária na medida do possível.
Segundo organizadores da ação realizada em Rio Paranaíba, o principal objetivo não é abrir todo o comércio, mas sim frear o fechamento de segmentos que não causam aglomerações, tendo em vista que segundo eles, outros comercios que causam muito mais aproximação de pessoas estão abertos.
“Se comércios que claramente geram um agrupamento de pessoas estão abertos, porque não podemos trabalhar de forma interna tomando todos os cuidados?”
Afirmou um dos organizadores da ação realizada.
Outro questionamento feito não só por comerciantes mas também por alguns trabalhadores da cidade, é o horário de funcionamento de alguns setores que ficam inacessíveis a uma parte da população.
Supermercados, frutarias, açougue e outros estão sendo fechados as 18 horas, (art 2°) dificultando trabalhadores que realizam o seu serviço até esse horário, os deixando impossibilitados de realizarem suas comprar na maioria das vezes.
Os idealizadores estão aguardando um posicionamento da administração municipal diante das ações realizadas e estão dispostos ao diálogo transparente com todos os órgãos competentes.