Um grupo de fiéis católicos se reuniu nesse domingo (14/03), na praça da Catedral de Montes Claros MG para rezar pela volta das missas presenciais na cidade. As missas e demais cultos religiosos estão proibidos por decreto do prefeito Humberto Souto (Cidadania). A cidade encontra-se atualmente na “onda roxa”, que trás várias restrições mas permite a liberdade religiosa. Os fiéis questionam a decisão do prefeito de proibir esse direito através de decreto.
“Nosso ato me fez lembrar da história de Vendéia, quando os católicos franceses não aceitaram que a Santa Igreja fosse prejudicada por um Estado que menospreza sua religião e se posicionaram ao lado da igreja para lutar pelo direito de serem respeitados. Viemos aqui para mostrar que o Bispo pode contar conosco para que a Igreja Católica seja uma luz num período de trevas e desesperança. A santa missa, a eucaristia e demais sacramentos são nosso farol de estabilidade, alívio espiritual e paz diante as incertezas que vivemos. Desejamos que o bispo lute conosco para que não sejamos separados do Cristo eucarístico nem numa guerra, nem numa pandemia, nem em situação alguma. Quanto mais grave for, mais necessário é. Não temos medo de morrer. Temos medo de morrer sem os sacramentos. Estamos aqui pra pedir ele que lute conosco, assim como estaremos ao lado dele sempre que ele nos convocar.” declarou Danielle Sans, uma das organizadoras do evento.
Em Montes Claros, além de missas e cultos religiosos, também está proibida a venda de bebida alcoólica e até a prática de caminhada em vias públicas ou locais de acesso comum.