Foi aprovado por unanimidade em reunião ordinária na última terça feira (09/03), no plenário da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano o requerimento de autoria do vereador Lincoln Drumond (DEM). O requerimento propõe a criação da comissão especial da Revisão Legal, popularmente conhecida como REVOGAÇO.
Durante o seu discurso sobre a necessidade da realização de uma revisão legislativa, o Vereador Lincoln enfatizou: “Leis não podem ser formadas por boas intenções ou por quantidade, mas por evidências. Leis não podem ser frutos do pensamento de uma ou de poucas pessoas, mas de um desejo e anseio de toda coletividade.”
O requerimento do vereador enfatiza que, a criação dessa comissão é de suma importância para o Município, haja vista, que a cidade já tem inúmeras leis ineficazes e deixam a matéria legislativa superabundante, indo na contramão ao princípio da eficiência da administração pública, que consiga atender aos anseios da sociedade, e de modo legal atingindo resultados positivos e satisfatórios. O princípio se encontra disposto no Art. 37 da Constituição Federal.
A exemplo de normas ineficazes, o vereador citou algumas leis municipais como a Lei Nº 3.665, DE 26 DE OUTUBRO DE 2011 (Semana Municipal do Desarmamento Infantil) e Lei Nº 3.946, DE 22 DE SETEMBRO DE 2014 (Dia Mun. Em homenagem às Famílias que sofreram Agressão Policial).
Com a Criação da Comissão especial da Revisão Legal, o REVOGAÇO, será realizado um levantamento de leis que possam ser revogadas por terem efeitos indesejáveis e perderam o sentido no tempo ou que não tenham mais aplicabilidade. Bem como, a compilação e consolidação de leis sobre um mesmo tema, mas que atualmente se encontram espalhadas. A proposta visa facilitar o acesso à informação, por parte da população, dos marcos legais do munícipio. Buscar a adaptação de leis que tenham problemas em sua redação também é uma das prioridades dessa comissão, que irá propor melhorias ou simplificação nos textos normativos, para melhor entendimento, e ou atualização naquelas que se tornaram defasadas por questões técnicas ou tecnológicas.O vereador Lincoln, explicou que para cumprir todo o trabalho de revisão de mais de 70 anos de produção legislativa serão promovidas parcerias com entidades de classe, instituições de ensino públicas e privadas de Coronel Fabriciano e Região.
Rejão da Feirinha
11 de março de 2021 em 10:43
Aplausiva essa lei Lincoln, prova que temos coisas mais sérias para ser discutidas que vão sim ter um efeito maior dentro do que nossa cidade precisa e merece!
Iria Aparecida da Silva Soares
10 de março de 2021 em 22:24
Parabéns pela iniciativa, precisamos de leis que realmente fazem sentido e que traga benefícios aos munícipes.
Maria Sonia Dias Pereira
10 de março de 2021 em 20:50
Parabens pela iniciativa. Muito útil.
Lojista Paulinho
10 de março de 2021 em 21:32
Acredito que esta proposta de Coronel Fabriciano possa ser copiada por nossos vereadores e se possível levar a proposta para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Muito importante o projeto