Globais são multados pela Receita Federal novamente, em abril deste ano William Bonner e outros 20 profissionais já foram autuados com a mesma medida. As multas chegam em até $ 10 milhões. As notificações da RF devem-se ao fato de globais manterem contatos com a emissora como pessoa jurídica (PJ), nos últimos anos.
Conhecido como “pejotização” o recursos é utilizado para descrever o ato de manter empregados através da criação de empresa pelos contratados, a relação passa a ser entre empresas ao invés do contrato de trabalho entre a empresa e seus empregados.
Dentre os notificados estão também diretores e autores de novelas. A lista segue em absoluto sigilo, mas, já foi possível identificar que constam os nomes de Deborah Secco, Maria Fernanda Cândido e Reynaldo Gianecchini.
“Com todo o respeito à Receita Federal, entendemos que todos os tributos devidos já foram pagos na pessoa jurídica (leia-se, empresa). Cobrar tudo de novo na [pessoa] física é estar cobrando duas vezes pelo mesmo serviço”, afirma, Leonardo Pietro Antonelli, advogado da maioria dos artistas.
O advogado de defesa dos globais entrou com um recurso administrativo na Receita Federal e aguarda a decisão.