Por Maria Fernanda Senna – Pauta Independente
Está semana é comemorado no dia 19 de março o dia de São José. Este ano a data é ainda mais especial, pois 2021 é declarado o ano de São José. O cristão não pode negar o papel e o lugar de prestígio do acontecimento. Declarado santo e patrono da Igreja Católica Apostólica Romana pelo papa Pio IX, São José é o primeiro Santo depois de Maria e foi a pessoa que mais amou Maria depois de Jesus. A vida de São José é conhecida por seu oficio sublime e desafiador, sua dinâmica familiar deve ser o pilar de sustendo de toda família cristã. A integridade em ser um servo bom e fiel a Deus mostrou que todo detalhe é importante e permite fortalecer o proposito a que somos chamados. São José teve todas as demandas espirituais de Deus contempladas em sua totalidade de maneira ampla e satisfatória.
Os atributos positivos de São José são incontáveis, além de suas atribuições divinas, seus legados humanos são permeados de consistência e relevância. Chefe da Sagrada Família, sua proteção é recomendada hoje a nossa família, nosso trabalho e nosso apostolado. Foi um pai de conduta inquestionável de trabalho sério e postura atenta. No atual molde social, ser família e acreditar nessa instituição só é possível por meio de legados como o de São José no qual podemos nos espelhar e seguir com um interior apaziguado.
Um estudo atento das atitudes de São José, nos permite sermos mais devotos e termos um coração agigantado em seu amor. Um homem que foi escolhido e pensado por Deus para ser pai humano de Jesus, que aceitou humildemente a vontade de Deus com uma postura dedicada e nobreza de motivos, e por isso pode nos auxiliar na tarefa do discernimento, pois ele teve coragem de encarar um desafio de grande magnitude. São José também, por meio de sua devoção patrocina uma morte feliz, uma vez que ele morreu na presença de Jesus e Maria.
A vida deste santo teve objetivos nítidos para o bem. O legado de São José merece ser lindamente imortalizado. Sua literatura bibliográfica nos oferece auxilio genuíno para sermos pontuais em valores bons e sólidos. O ano de 2021 é uma oportunidade latente para que com empenho e espírito construtivo possamos engessar nossa vida espiritual com a interseção de São José. O mundo carece de pessoas que vivam com a mesma simplicidade e bondade desse homem. Que a devoção de São José nos permita um contato mais estreito com Deus e que possamos sempre ter, no pai de Jesus, um pai pronto a nos atender com uma energia virtuosa e um entendimento lúcido de nossas necessidades. Que possamos neste ano, saldar são José com o devido merecimento.
Maria Fernanda Senna