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A verdade por trás do “Black Friday”

Em 1980 a expressão “Black Friday” ficou conhecida entre os norte-americanos com o significado atual.
“Black Friday” é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns. É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, os norte-americanos, acreditam que as baixas nos preços é decorrente dos lucros das lojas após a data. O dia então é comemorado seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro.
Em inglês, a expressão tem significado de “no preto” e é parecido ao termo brasileiro “ficar no azul”, trata-se de um momento de bonança financeira. Mas, o Business Insider, site de notícias publicado pela Insider Inc. fundado em 2007 nos Estados Unidos por Henry Blodget e pelos executivos da DoubleClick, Dwight Merriman e Kevin Ryan mostram o histórico do surgimento do termo e como é dissonante do que é pregado.
O Insider mostra que o termo foi usado primordialmente em 24 de setembro de 1869, quando dois investidores, Jay Gould e Jim Fisk, aumentaram drasticamente o preço do ouro e causaram um desastre. A bolsa caiu 20% e o comércio exterior parou. Naquele dia, agricultores viram um mergulho de 50% no valor da colheita de trigo e milho.
Já em 1950, a polícia da Filadélfia usou o termo “Black Friday” para se referir ao dia entre o Dia de Ação de Graças e o jogo da Marinha. Fazendo consumidores e turistas irem para a cidade na sexta-feira e os policiais tiveram que trabalhar longas horas para controlar o trânsito. Na ocasião, vários comerciantes na área tentaram mudar o nome para “Big Friday”, mas o nome alternativo nunca se popularizou. Só em 1980, o termo Black Friday se espalhou entre os norte-americanos com o significado atual.
Fato é que sua proximidade com o dia de “Ação de Graças” tem muitas nuances. O dia de “Ação de Graças” surgiu como celebração a uma boa colheita do século 17, na cidade de Plymouth, em Massachusetts, também nos EUA. Por conta disso, foi instituído um feriado estadual e depois nacionalizado pelo presidente Abraham Lincoln.
O movimento “Black Friday” tenta dar à quinta-feira o mesmo destaque conquistado pelo dia de Ação de Graças.  Fazendo com que o objetivo da sexta-feira negra seja o de destruir o Dia de Ação de Graças. Causando um contrapasso: as pessoas estão preocupadas, na data, em agradecer as benções de Deus ou em gastar ferrenhamente?
Meses como janeiro e fevereiro tem descontos bem maiores porque o consumo é menor. No Brasil, o Black Friday é apenas uma cilada consumista, mascarada com grandes campanhas de marketing.
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