Através de e-mail vazados, o médico americano Anthony Fauci afirmou a ineficácia das máscaras contra a COVID-19.
Anthony Fauci é hoje a autoridade mais importante norte-americana no combate a Covid-19. O médico é também pesquisador e chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos.
O site Buzzfeed News, vazou nesta semana mais de 3.200 e-mail de Fauci. Vale ressaltar que o mesmo médico chegou a recomendar o uso de duas mascaras após ser pressionado pelo senador americano, do estado de Kentucky, Randal Howard Paul, conhecido como Rand Paul, do Partido Republicano. No início da pandemia a Casa Branca limitou a utilização de máscaras apenas para infectados, no dia 3 de abril de 2020 a medida foi alterada sendo as máscaras necessárias para todos.
“A máscara típica que você compra na farmácia não é realmente eficaz para impedir a entrada de vírus, que é pequena o suficiente para passar através do material. Ela pode, no entanto, fornecer um pequeno benefício em impedir a entrada de gotas grossas se alguém tossir em você. As máscaras são realmente para as pessoas infectadas, para evitar que espalhem a infecção para pessoas que não estão infectadas, em vez de proteger as pessoas não infectadas de contraírem a infecção,” afirmações do médico em alguns e-mails.
Outro fator questionável apontado na conduta de Fauci no que tange a pandemia é a mensagem recebida de um executivo da EcoHealth Alliance, instituição que é uma das financiadoras de pesquisas no Instituto de Virologia de Wuhan, China. Na ocasião o executivo agradeceu o médico americano por sua declaração pública de que identificações mostraram que o coronavírus teve uma origem natural e não uma criação de laboratório. A gratidão expressa na mensagem abre a possibilidade de uma parceria do médico com o laboratório chinês.