Por Douglas Aquino
O curioso caso aconteceu, ou melhor, está acontecendo, em Montes Claros MG onde o prefeito Humberto Souto (Cidadania) havia decretado na segunda, dia 15, que na quarta-feira 17 seria na verdade Sexta-feira Santa.
O decreto do dia 15 adiantava vários feriados para, em harmonia com o governador Romeu Zema (NOVO) que colocou todo o estado na “onda roxa”, forçar a população a permanecer em casa.
Acontece que o decreto repercutiu muito mal nas redes sociais por alterar não apenas os feriados municipais mas também feriados nacionais, entre eles a Sexta-feira da Paixão que tem um significado muito importante para o povo cristão, sobretudo os católicos. Até mesmo a arquidiocese de Montes Claros emitiu nota criticando (levemente) a decisão do prefeito de mexer no calendário cristão e explicando que o calendário litúrgico não está sujeito a alterações estatais.
A lambança gerou além de duras críticas, muitas piadas e memes na internet. E não poderia ser diferente. Alguns chegaram a elevar o prefeito ao status de “Sua Santidade Papa Humberto I”.
Tá mas e o título da matéria?
O título é por conta do decreto mais recente, que, no meio do feriado da Paixão de Cristo, decidiu que não é mais Paixão de Cristo e sim Corpus Christi, mantendo a Sexta-feira Santa na data estabelecida pela igreja e deixando a população confusa: “Afinal, que dia é hoje?”
Para fins de esclarecimento, hoje (17/03) em Montes Claros é feriado de Corpus Christi. Quinta-feira, dia 18 será comemorado o aniversário da cidade. Sexta 19/03 o feriado é de Finados. Dia 20 será dia da consciência negra e dia 22 será… Aniversário da cidade. De novo! Dessa vez é o feriado de 2022 que foi adiantado.